Pocket

Perante o problema ambiental hercúleo e extremamente complexo, o Instituto Água, Floresta e Vida, baseando no conceito  “Pensar Globalmente, Agir Localmente”,  pretende minimizar ou reduzir os problemas mencionados, regionalmente.   

Será projetado para ser uma instituição de ensino e pesquisa com o propósito de:

– Monitoramento e purificação de solo, água e ar poluidos;

– Recuperação no ecossistema do ciclo de carbono onde a “reciclagem contínua” constitui um motivo fundamental, já que o sistema linear introduzido pelo homem tende interromper este ciclo tornando os recursos naturais finitos: desenvolver ‘produtos úteis’ a partir de ‘lixo’ que afeta o bom funcionamento do nosso ecossistema;

– Compreender a intra e inter interações  planta-microrganismos, na ‘cultura orgânica’;

– Treinar a geração futura sobre os ecossistemas e o envolvimento dos pesquisadores sobre as questões de energia e conservação do ambiente pelos quais estão ligados aos problemas sócio-econômico e a saúde da população.

–  Organizar por meio de um esforço comunal e com a colaboração de outras instituições na execução  deste projeto, baseando-se em padrões internacionais.

Para restaurar e manter um ambiente saudável exigirá uma Revolução Ambiental  que  envolva: (a) uma mudança drástica em nosso estilo de vida, um comportamento ambiental responsável, (b) estabilizar o aquecimento global, (c) equilíbrio da população.

Para tanto, mudanças no sistema sócio-político-econômico atual devem ser realizadas, especialmente, sobre a economia de mercado que é extremamente desperdiçada pelo excesso de consumismo. 

Por definição, a palavra sustentabilidade exige que a “economia esteja em equilíbrio com o ecossistema e a humanidade em harmonia com  a natureza”.

Este é um plano ambicioso e os problemas são inúmeros.

Essas dificuldades serão vencidas com o melhor uso das tecnologias de ponta disponíveis e a continuidade se dará oportunizando a interação de jovens cientistas locais com os especialistas da área.  Deste modo a característica do presente  projeto será uma troca intensa entre o fluxo de estudantes e pesquisadores, em áreas onde ocorre falta de cientistas especializados nos mais diversos campos de estudos de ecossistemas.  

Post by IAFV

IAFV é uma organização sem fins lucrativas para exercer atividades de projeto socioambiental educacional no Brasil.